As crianças possuem melhor desempenho escolar quando a família se envolve com as atividades escolares. Entre elas, os temas de casa. Quando os pais participam dos estudos com afeto, também demonstram o valor do conhecimento para os filhos.
A memorização também ocorre quando a área neuronal é estimulada. O prazer de estudar comparo como ir à academia. Inicialmente é uma chatice, mas com o tempo, o bem-estar é acionado e ela se torna agradável, criando o desejo de repetir. É um ciclo que se perpetuará através do exercício. Com os estudos, exercitando o cérebro ocorre o mesmo. Aprender pode ser um prazer. O prazer de descobrir, de se desenvolver, de se preparar para o futuro.
Dicas aos familiares
É importante estabelecer uma rotina para o estudo e valorizar o esforço dos filhos. Elogiar, demonstrar alegria pelos seus avanços, comemorar as superações. Pais fazem toda a diferença ao demonstrarem importância sobre o que aprenderam na escola. Gerar um ambiente acolhedor para realização dos temas de casa vai facilitar o aprendizado e a memorização.
O aprendizado tem relação com a cognição e depende da fase em que a criança se encontra. Com base em Piaget, reconheça o processo de cognição de seu filho. Isso irá facilitar o trabalho dos pais na descoberta de modos mais adequados para ensinarem a seus filhos.
Métodos que facilitam o aprendizado e a memorização
Revisar conteúdo é uma das formas eficazes de consolidar a memória, pois a repetição e o raciocínio fortalecem as conexões sinápticas entre os neurônios. Ler e reler, escrever, errar e refazer, repetir, compreender, tudo importa.
Compreender um assunto e saber de sua importância valem mais do que a famosa “decoreba”. Decorar datas ou um resultado, ok! Estabelecer relações entre isso e outros dados, melhor ainda!
Exercícios práticos facilitam a compreensão.
Estudos recentes afirmam que alunos que pesquisam, trocam informações, raciocinam, movem-se, concentram-se, dialogam utilizam múltiplas áreas do cérebro e mantêm o conteúdo na memória. O mesmo não ocorre com alunos que fizeram os trabalhos na IA. Estes resolveram questões em menor tempo, mas dias depois não lembravam mais de nada. Para fixar conteúdo é preciso estudar com técnicas de estudo comprovadas e eficazes há séculos.
Um pequeno exemplo: Se 4 x 4 = 16, é preciso compreender que quantidades são essas, que conjuntos formam. Se tenho 4 amigos e vou dar 4 lápis para cada um, quantos lápis terei que possuir ao todo? Prefira esclarecer com assuntos que as crianças podem entender.
Feijões, palitos de fósforo, jogo de cartas, bolinhas, talheres, qualquer objeto pode ser utilizado para desenvolver o raciocínio matemático.
Pais não precisam dominar todos os conteúdos. Isto é impossível. É a presença dos pais ao determinar a rotina para o estudo e conferir se o tema foi feito que importam. A professora vai a parte dela.
Exercícios práticos facilitam a compreensão.
Ao demonstrar através de exemplos, os pais facilitarão o armazenamento dos conteúdos escolares na memória.
- Resolver exercícios semelhantes várias vezes.
- Revisar conteúdos em diferentes momentos (revisão espaçada).
- Aplicar o conhecimento em situações práticas ou problemas reais.
- Ensinar o conteúdo a outra pessoa (efeito do ensino).
- Utilizar mapas mentais, resumos e flashcards.
- Ensinar a pesquisar, a fazer perguntas e a enfrentar desafios.
- Utilizar jogos criativos, livros, dicionários, a Wikipédia, a IA.
- Acessar sites de bibliotecas, passear virtualmente na Biblioteca Nacional.
- Visitar bibliotecas, qualquer uma, conversar com a bibliotecária, que terá o conhecimento para indicar fontes confiáveis e o valor da boa informação.
Inteligência Artificial – IA
Pais presentes na hora do estudo devem evitar o uso de celular. Nesse momento especial entre pai e filho, os celulares de ambos deverão estar indisponíveis. A distração pelo uso do celular é o grande problema de todos nós atualmente, por isso ensiná-lo a limitar seu uso irá ajudar bastante.
Seu filho irá desenvolver a sua mente. Ajude-o.
Lembre-se de comentar abaixo, valorizando nosso trabalho para que possamos manter este site. Compartilhe com seus amigos.


















