Aprendi com meus pais que o que importa não são os louros, mas os fatos realizados pelo bem comum, dormir com a certeza de que o dia valeu a pena e que temos a tranquilidade de ter feito nosso melhor.
Permaneço no esforço para merecer o sentimento de pertença e o orgulho de ser sua filha. A cada dia percebo mais o quanto me ensinaram com suas ações solidárias e coletivas, sua gentileza e respeito por todas as pessoas independentemente de sua posição política e de sua posição social.
A História é feita por pessoas que impactam na vida de muitos. Somos construídos a partir dos alicerces de nossos antepassados, que sedimentaram as trajetórias de seus afetos. Meu pai, como disse minha irmã, Celi Maria Costi Ribeiro, ao nos representar no evento, em 2015, em Homenagem aos ex-Prefeitos do município gaúcho de Encantado, teve sua atuação pautada no bem público. Era de poucas palavras, de ouvir muito, de ponderar ao dialogar em voz baixa. Com seu temperamento proativo, tomou decisões que resultaram em melhoria do ensino público, no uso adequado de recursos públicos e em prestação de contas de suas ações. Assim que assumiu a Prefeitura, vendeu o carro antigo que só gerava despesas e passou a utilizar seu carro pessoal. Conseguiu recursos conversando com políticos na capital, com isso melhorou estradas, escolas, prédios de saúde, o trânsito vicinal, o diálogo entre os encantadenses.
Ciclos
Recentemente, recebi registros de jornais da sua época, comprovando que as fake News existiam também naqueles tempos da década de 30. Meu pai exigiu retratação pública de quem tentou manchar seu nome, fatos relatados em outra matéria.
Isso muito me orgulha, porque tenho em mim que a verdade triunfa, a História registra o que os fatos demonstram. Era um tempo de vida coletiva e de muito menos ruído.
Pioneirismo
Como Prefeito de Encantado, Seu Demétrio administrou pelo bem comum. Foi eleito para unificar os munícipes, que viviam um momento de difícil coalisão. Por seu trabalho, foi mantido durante a era Vargas, um dos raros que não foi destituído do cargo por não ser do partido getulista.
São em momentos de crise que se conhece um líder de valor, que sabe dialogar, representar, respeitar e tomar decisões justas em benefício do bem público.
Zeferino Demétrio Costi faleceu no dia 21 de abril de 1987, quando eu estava grávida de meu filho caçula.
Assim caminham as pessoas que fazem e a História sempre faz jus a elas.
_________________
Comente abaixo.
___________
Encantado: A cidade é conhecida por sua herança cultural italiana e paisagens encantadoras. Recentemente, tornou-se famosa pelo Cristo Protetor, uma estátua de Cristo maior que a do Rio.
Administração local: O papel de um ex-prefeito como Seu Demétrio é fundamental em cidades pequenas, onde líderes frequentemente estão próximos da comunidade, incentivando diálogo e decisões coletivas. (Copilot)
Data de nascimento e falecimento: Seu Demétrio viveu de 22 de julho de 1904 a 21 de abril de 1987. Por coincidência, ele faleceu perto do Dia de Tiradentes, uma data comemorativa no Brasil que homenageia um herói nacional.
Glossário – Louros: (sentido figurado) lauréis, glórias, triunfos alcançados nas armas e/ou nas artes, símbolo de valorização a quem recebe.
Leia mais desse assunto:
2. Frigorífico Z. D. Costi (Passo Fundo) – História de um núcleo fabril – Marilice Costi
5. Memórias de Marilice (pesquise memória e encontrará mais).
Respostas de 3
Conheci o Sr. Z.D.Costi como o titular do frigorífico e cortume da Av Presidente Vargas. Conhecido e admirado industrial, modificou a cidade e implementou o progresso de Passo Fundo. Pessoa Alegre e afável sempre recebia o jovem repórter, que era eu, para boas conversas.
Muito lindo poder falar de familiares com orgulho.
Obrigada, tenho muito orgulho mesmo, de pai e mãe. Bjs