Hoje estou de LUTO!
Soube há pouco que uma mãe de um autista severo, de Novo Hamburgo/RS, suicidou-se! Muito triste!
Quem se importou com essa mãe? Quem olhou para essa família? Ninguém se deu conta do seu pedido desesperado no Facebook…
Em 2010, apresentei relato no encontro da RAPS em Curitiba. Apenas uma pessoa se manifestou. Não fosse ela, eu me sentiria falando ao vento. E a sala estava repleta. Falei do cuidado IMPRESCINDÍVEL para essas pessoas. A mãe do Ceará foi esta única pessoa que se manifestou na plateia. Disse ela: “Enfim, alguém lembra de mim”.
Naquele ano, a capa da edição 17 da revista O Cuidador tinha a chamada: “Sou Visível?”. Foi mais um alerta da importância sobre o imprescindível cuidado.
Quantas mães ainda desistirão da vida para que haja políticas públicas, para que seja feita capacitação dos profissionais?
Hoje, me entristeci muito, estou de LUTO!
SE VOCÊ SE ENCONTRA EM DESESPERO, ACESSE LOGO CVV – Fone: 188. Aqui saberão lhe acolher.
MARILICE COSTI foi mãe adolescente do filho adulto autista. Mestre em Arquitetura, Especialista em Arteterapia, capacitada em Neuropsicologia da Arte, é autora de livros sobre o cuidado: As palavras e o cuidado: Arteterapia e Literatura, A fábula do cuidador e Como controlar os lobos? Proteção para nossos filhos com problemas mentais. Criou a revista O Cuidador para cuidar quem cuida, editou-a durante 7 anos, finalista no Prêmio Brasil Criativo – São Paulo/2014. Prêmio Açorianos 2006/RS e, em 2021, Trajetórias Culturais RS. Atende online e presencial.