DVD O solista

Recém assisti O Solista, que sairá da Netflix no dia 28 de fevereiro. Um filme imperdível, por isso me foi indicado por uma amiga. Li a sinopse. É uma película baseada em fatos e muito bem dirigida.

A história de Steve Lopez, jornalista e de Nathaniel Ayres, músico de rua em Los Angeles traz um grave problema social global. Neste filme, ocorre em Los Angeles.

Lopez é um colunista famoso do LA Times, que sempre produziu matérias diferentes que tocavam o coração de seus leitores. Em um dos acasos da vida, ele ouviu uma música quase uníssona na rua, vinda de um violino com apenas duas cordas. O músico demonstrava tanta paixão pelo que tocava, que fazia com que o jornalista percebesse que havia algo a mais naquele som. Isso o fez investigar seu passado. Descobre que estudou em conceituada escola de música e que abandonou seus estudos e a família devido ao transtorno psíquico.

O jornalista tentará resgatar a vida do músico. Encontrará nele um eterno apaixonado por Beethoven e que foi músico de grande potencial quando bem jovem. (Ouça-o tocar violoncelo (1) na música de Beethoven.)

O músico foi esquecido pelos amigos após sucumbir na esquizofrenia, escondeu-se nas ruas e em seus sonhos de um dia tocar em um grande concerto. Isso fez com que o jornalista convivesse com a população sem-teto de Los Angeles e em um dos abrigos da cidade.

É difícil colocar-se na mente de pessoas delirantes. Isso pode ser assustador. Ao tentar trazer o músico para a realidade e reencontrar seu passado, o jornalista agirá com a própria lucidez e o músico reagiu a isso agressivamente em seu delírio. O jornalista não desiste e descobrirá que, mesmo atormentado, haverá um passo a ser dado, uma tentativa que terá sucesso e o auxiliará.

Confira! Valerá a pena.

Dados da película O Solista

Duração: 117 minutos.

Atores principais: Robert Downey Jr. (Lopez) e Jamie Foxx (Ayres)

Imagem: DVD – O Solista, in https://m.media-amazon.com/images/I/61q6IbtExnL._AC_SX522_.jpg no dia 18/02/2023

Dados da população de rua

A produção do filme contou com a participação de moradores de rua de Los Angeles, que na época tinha mais de 90 mil sem-teto.

Conforme IPEA.gov.br, (2) “A população em situação de rua no Brasil cresceu 38% entre 2019 e 2022, quando atingiu 281.472 pessoas.”

O único país que não tem moradores de rua é a Finlândia.

Referências

  1. O violoncelo é um instrumento da família dos instrumentos de corda. O termo “violoncelo” foi introduzido na língua portuguesa no século XX.
  2. IPEA – https://www.ipea.gov.br/portal/categorias/45-todas-as-noticias/noticias/13457-populacao-em-situacao-de-rua-supera-281-4-mil-pessoas-no-brasil

Gostou? Compartilhe:

corações
Marilice Costi é escritora, poeta, contista. Especialista em Arteterapia e Capacitada em Neuropsicologia da Arte, é graduada em Arquitetura e mestre em Arquitetura pela UFRGS. Publicações: livros e artigos. Foi editora da revista O Cuidador.
 
Nos COMENTÁRIOS abaixo, deixe sua opinião. Lembre-se de enviar a outros pais, professores e outros cuidadores. Agradeço.

Respostas de 2

  1. Marilice, sempre atenta às filigranas dos sentimentos, não deixou passar sem o seu oportuno olhar essa emocionante obra.
    O mundo irreal que afeta a vida de milhares de marginalizados e o desejo de pessoas que se dedicam ao resgate de suas almas.
    O Solista é belo, com ótimas interpretações e música marcante toca o nosso sentimento.
    Cinéfilo abraço.

  2. O filme é muito bom. Aborda um problema sério mas invisível para quem não tem alguém próximo numa situação parecida. Uma situação de extrema necessidade de atendimentos específicos e também impossíveis para a imensa maioria da população por ser também muito caro e permanente. De uma maneira paralela o filme também aborda isso no sentido de que traz aquela paisagem toda de pobreza e abandono no país mais rico do mundo.
    Eles falam que a produçao usou moradores de rua no filme que na época já somavam 90 mil sem teto só na cidade de Los Angeles. Ah, Jamie Fox tá perfeito naquele papel de perturbado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado