Sinopse
Baseado em uma história real, O Solista acompanha a jornada de Nathaniel Ayers, um talentoso músico sem-teto que vive com esquizofrenia, e Steve Lopez, colunista famoso do LA Times, produtor de matérias que tocam o coração de seus leitores, o encontra por acaso. Ao ouvir o som espetacular, ele descobre que o instrumento tocado possui apenas duas cordas e percebe que o violoncelista toca com paixão. Isso aguça seu interesse em investigar o seu passado e descobre que ele cursou escola de música conceituada e que abandonou seus estudos e sua família por causa do transtorno mental.
Ao se envolver com Nathaniel, Lopez descobre não apenas o poder da música clássica como forma de expressão e cura, mas também os desafios profundos da saúde mental e da empatia. A relação entre os dois se transforma em uma amizade comovente, marcada pela escuta, pelo cuidado e pela tentativa de compreender o mundo interno de alguém que vive entre delírios e genialidade.
Confira! Vale a pena.
Ficha técnica:
Duração: 117 minutos.
Atores principais: Robert Downey Jr. (Lopez) e Jamie Foxx (Ayres)
(1) https://m.media-amazon.com/images/I/61q6IbtExnL._AC_SX522_.jpg em 18/02/2023
A produção do filme contou com a participação de moradores de rua de Los Angeles, que na época tinha mais de 90 mil sem-teto. Nesta data, o único país que não possui moradores de rua é a Finlândia.
Dados da população de rua
Conforme IPEA.gov.br, (2) “A população em situação de rua no Brasil cresceu 38% entre 2019 e 2022, quando atingiu 281.472 pessoas.”
Referências
- O violoncelo é um instrumento da família dos instrumentos de corda. O termo “violoncelo” foi introduzido na língua portuguesa no século XX.
- IPEA – https://www.ipea.gov.br/portal/categorias/45-todas-as-noticias/noticias/13457-populacao-em-situacao-de-rua-supera-281-4-mil-pessoas-no-brasil




















Respostas de 2
Marilice, sempre atenta às filigranas dos sentimentos, não deixou passar sem o seu oportuno olhar essa emocionante obra.
O mundo irreal que afeta a vida de milhares de marginalizados e o desejo de pessoas que se dedicam ao resgate de suas almas.
O Solista é belo, com ótimas interpretações e música marcante toca o nosso sentimento.
Cinéfilo abraço.
O filme é muito bom. Aborda um problema sério mas invisível para quem não tem alguém próximo numa situação parecida. Uma situação de extrema necessidade de atendimentos específicos e também impossíveis para a imensa maioria da população por ser também muito caro e permanente. De uma maneira paralela o filme também aborda isso no sentido de que traz aquela paisagem toda de pobreza e abandono no país mais rico do mundo.
Eles falam que a produçao usou moradores de rua no filme que na época já somavam 90 mil sem teto só na cidade de Los Angeles. Ah, Jamie Fox tá perfeito naquele papel de perturbado.