A questão da confiança permeia todo o tempo nas relações. Tempo de fragilidade social, o período da adolescência exige muito dos pais que, muitas vezes, precisam tomar decisões às quais não estão preparados. O crescimento dos filhos assusta, o sofrimento deles é apavorante, pior ainda quando vem a culpa.
O filme Confiar trata de um tema grave e atual: os riscos que os jovens correm nos chats da internet, pois como são ainda inexperientes, acreditam muito nas pessoas. Os personagens Will (Clive Owen) e Lynn (Catherine Keener) resolvem presentear a filha Annie (Liana Liberato) com um computador. Ela tem catorze anos e logo conhece um garoto num site de relacionamento, local comum de bate-papo na internet, considerados locais de perigo a uma enorme população de vulneráveis. Psicopatas, pedófilos, traficantes de meninas, abusadores e outros criminosos os utilizam com habilidade.
Anne se apaixona por um homem que diz se chamar Charlie e ser adolescente também. Carente e insegura em seu grupo, ela se torna presa fácil. O garoto, na verdade, é um homem muito mais velho que atrai a jovem para um encontro e acaba se aproveitando sexualmente dela. Os pais e os professores nada percebem, mas graças a uma amiga, o fato é descoberto.
A trama se desenvolve com investigação policial, com a escola e uma psicóloga. O filme mostra o quanto a internet possui informações preciosas da família, para que os pais se informem e falem do assunto abertamente com os filhos.
A energia que os pais possuem para esse cuidado vem do amor e do instinto de proteção que faz com que cuidem da prole. E da sua dor, quem cuida? Esses adultos ficam expostos e com seus sentimentos à flor da pele.
Um filme para orientar professores e familiares, assim como adolescentes e seus amigos. Nas escolas, poderá promover questionamentos acerca do uso de chats, do uso da internet, dos limites e da proteção necessária dos pais com os filhos. Serão muitos os questionamentos: a escola e a adolescência, os pais e a adolescência, os amigos e os irmãos nessa fase tão delicada da vida, e quando a paixão cega.
Neste momento grave em que vivemos, é preciso vigiar e conviver mais com nossos filhos. É preciso esclarecer os alunos quanto aos riscos. O primeiro clique abre o caminho.
FIlme para trabalhar com variados grupos. Confira!
SOBRE O FILME:
Título Original: Trust
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 106 min
Ano de Lançamento: 2011
Idioma: Inglês
Áudio: Inglês/Legendado (Pt-BR)
Distribuidora: Imagem Filmes
Direção: David Schwimmer
Tamanho: 331 mb
Título Traduzido do Filme: Confiar
Tamanho: 700 MB
Formato: Avi
Qualidade de Vídeo: Dvdrip
___________________
Marilice Costi é escritora, poeta, contista. Especialista em Arteterapia e Capacitada em Neuropsicologia da Arte, é graduada em Arquitetura e mestre em Arquitetura pela UFRGS. Produziu e foi editora-chefe e capista da revista O Cuidador, finalista do Prêmio Brasil Criativo. Recebeu Prêmio Açorianos de Literatura em 2006 e Trajetórias Culturais RS, em 2021. Autora de livros de vários gêneros, ensaios, depoimento familiar e muitos artigos.
Você gostou? |Compartilhe com seus amigos. Nos COMENTÁRIOS abaixo, deixe sua opinião.