Dica de filme: Como ganhar milhões antes que vovó morra

“Como Ganhar Milhões Antes Que a Vovó Morra” é um filme tailandês de 2024, dirigido por Pat Boonnitipat. A trama acompanha When M, um jovem que decide cuidar de sua avó doente, Amah, com a intenção de garantir sua herança. O que começa como um plano interesseiro se transforma em uma conexão genuína entre gerações, explorando temas como família, envelhecimento e reconciliação.

O filme é um sucesso, arrecadou mais de 73 milhões de dólares mundialmente e representou a Tailândia no Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025, concorrendo com “Ainda Estou Aqui”, nosso orgulho nacional.

O filme que recém assisti ainda se movimenta em mim e me tocou profundamente. Não só por trazer questões familiares tão importantes – como sempre foram. Mas por trazer o valor de quem parte e nos ensinou o que importa na vida.

A estética na linguagem do filme

O foco narrativo ocorre através do neto M., na sua transformação emocional e moral do protagonista da História. Jovem, ele se dedica à avó e se envolve num amor que pouco compreende, mas que o acolhe enquanto ele cuida e aprende. O diálogo é primoroso através de breves frases, no tom de voz da cultura asiática. O filme tem muito a nos ensinar, especialmente aos que esbravejam e agridem, expressam-se no impulso e sem pensar, falam com os braços e, em grupo, todos falam ao mesmo tempo em alto tom.

É impossível não marejar os olhos com os momentos singelos, que transmutam em nós o que temos de melhor: a capacidade humana de cuidar, de ter empatia e de amar. O potencial de cuidado e a importância do autocuidado.

Muitas famílias irão reconhecer comportamentos. Conflitos familiares sempre existem e sempre existirão.

Muitos irão se emocionar. Muitos compreenderão mais sobre os ciclos da vida e a importância do afeto. O filme reflete os sentimentos universais da vida contemporânea tão complexa e difícil.

A força das frases curtas – o estritamente necessário – e a imagem nos possibilitam a compreensão do que realmente importa na arte cinematográfica: a humanidade na imagem, no corpo e na voz – o poder de nos emocionar.

Afinal, o que mesmo importará quando formos embora se não o legado humano que deixarmos?

Disponíveis na Netflix, é para assistir, conferir e se emocionar. E assista também aqui.

Foto publicada em 26 de agosto de 2024 |Copyright Paris FilmesPersonalidades Usha Seamkhum Putthipong AssaratanakulFilme Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra

Gostou? Compartilhe:

Marilice Costi é escritora, poeta, contista. Especialista em Arteterapia e Capacitada em Neuropsicologia da Arte, é graduada em Arquitetura e mestre em Arquitetura pela UFRGS. Publicações: livros e artigos. Foi editora da revista O Cuidador.
 
Nos COMENTÁRIOS abaixo, deixe sua opinião. Lembre-se de enviar a outros pais, professores e outros cuidadores. Agradeço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado