Dica de série: Uma Advogada extraordinária

Ultimamente tenho revigorado minha esperança através das lentes de diretores sensíveis e atores que se expressam de uma forma sutil e delicada.

Minha primeira série com “olhos puxadinhos e ternos”, Uma Advogada Extraordinária, trouxe à memória muitos temas muito caros para mim.

Recém-contratada por um grande escritório de advocacia, a jovem brilhante enfrenta desafios dentro e fora do tribunal. A série apresenta questões universais que todos enfrentamos, seja na família, entre amigos, ou em ambientes de trabalho e lazer.

A inclusão e os direitos humanos, a singularidade e os afetos, além das dificuldades de comunicação, ganham forma através da vida de uma autista com altas habilidades. Aprendi muito e revisei conceitos de ética, respeito, mentiras, oportunismo, politicagem, legislação — e tudo o mais relacionado à lei, tribunais, empresas e questões comerciais. Tudo isso foi transmitido por meio das interpretações primorosas dos atores.

Passei uma tarde de domingo incapaz de parar de assistir. A sensibilidade penetrou em minha sala e se instalou em mim, aquecendo meu coração.

A Gerência: o Papel Inclusivo

“De cada um segundo a sua capacidade, a cada um segundo a sua necessidade” – veja só! Na minha adolescência essa frase era socialista; hoje ela é inclusiva e permanentemente atual. Apesar de parecer esquecida, ela continua sendo revolucionária no sentido estrito da palavra. (Caso não conheça o significado do termo, confira um breve glossário no final do texto).

Essa frase, com suas duas orações coordenativas aditivas, atravessa o tempo. Atualmente, ela se destaca pela valorização das pessoas singulares.

Como é necessário um chefe que valorize o potencial de sua equipe! Faz toda a diferença um gestor que integra pessoas e reconhece que é o potencial que inclui, e não a crítica ou o bullying.

A vida, como ela é, pode potencializar os seres humanos e nos estimular a explorar o universo atípico, aprendendo com suas muitas variáveis — variáveis que vão muito além dos nossos sete sentidos. (Spoiler: aguarde meu curso! Descubra que temos mais sentidos do que você imagina). Temos muito a aprender se nos descolarmos dos modelos neurotípicos. Até porque “de perto, ninguém é normal!” — frase emblemática da campanha pelo fim dos manicômios no Brasil.

A série acompanha Woo Young-woo, uma advogada autista com habilidades excepcionais, como memória fotográfica e pensamento rápido. Enquanto enfrenta desafios sociais e profissionais em um grande escritório de advocacia, a produção aborda temas como inclusão, preconceito e superação, entregando momentos emocionantes e profundamente inspiradores.

Encontre a série aqui. Ou aqui.

#filmeasiático #umaadvogadaextraordinária #autismo #tea#advocacia #inclusaonotrabalho #inclusão

Gostou? Compartilhe:

Marilice Costi é escritora, poeta, contista. Especialista em Arteterapia e Capacitada em Neuropsicologia da Arte, é graduada em Arquitetura e mestre em Arquitetura pela UFRGS. Publicações: livros e artigos. Foi editora da revista O Cuidador.
 
Nos COMENTÁRIOS abaixo, deixe sua opinião. Lembre-se de enviar a outros pais, professores e outros cuidadores. Agradeço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado