Memórias de Marilice: A descoberta – 2/3

Para José Edil de Lima

(post anterior 1/3)

Dias depois da viagem à Alegrete, preparei meus poemas para enviar a José Edil, que fora jurado no Concurso. Lembremos que o xerox não existia e muito menos impressoras como hoje. Preparei o material na minha máquina de escrever Lettera e enviei as folhas ofício com meus poemas em um envelope amarelo pelo correio.

O retorno

Após uma semana, o crítico de literatura, José Edil, veio até minha casa para o esperado retorno. Ainda possuo a folha ofício de papel de seda com suas anotações à lápis, feitas por ele, enquanto falava comigo. Ensinou-me sobre o futuro, a “hora-bunda” do escritor, quando nos rimos. Conversamos sobre o trabalho de um escritor, da reescrita para arredondar o texto e encontrar a melhor palavra, o que passei a seguir a risco.

Que eu tinha os 5% necessários para seguir, ok. Os 95% seriam de suor e lágrimas. Minha sina estava registrada, esclarecendo as horas na máquina de escrever, nos diários, nas cartas, enquanto todos dormiam. Não tinha noção de que isso me daria a saúde mental necessária para suportar as agruras que viriam e eu nem tinha ideia. Passando a fortalecer em minha a autocrítica que até bloqueia. A compulsividade no fazer e refazer para deixar o texto melhor. O que é bom, mas também não é. O ponto de equilíbrio passou a ocorrer quando recebia o retorno de algum leitor.

Bem, isso é outra história, o certo é que eu não seria a mesma sem esses mestres: Antonio Hohlfeldt e José Edil.

Quanto à hora-bunda? Bem, esta é outra história! Ainda contarei a vocês!

(post a seguir 3/3)

Comente abaixo, compartilhe com seus amigos. Comentários nos estimulam a prosseguir. Obrigada.

Gostou? Compartilhe:

Marilice Costi é escritora, poeta, contista. Especialista em Arteterapia e Capacitada em Neuropsicologia da Arte, é graduada em Arquitetura e mestre em Arquitetura pela UFRGS. Publicações: livros e artigos. Foi editora da revista O Cuidador.
 
Nos COMENTÁRIOS abaixo, deixe sua opinião. Lembre-se de enviar a outros pais, professores e outros cuidadores. Agradeço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado