Cartas são registros importantes da História. Não como hoje, registros em e-mails, voláteis palavras, fáceis de deletar.
O valor das cartas está no resgate do tempo, da vida das pessoas e de seus feitos.
Este filme não teria sido escrito se as cartas não tivessem sido guardadas. Elas nos permitiram penetrar no século XVIII.
O poder dessas cartas está na história que se passa no tempo do Iluminismo na Dinamarca, também nos demonstra o caráter de um rei, mentalmente adoecido, que possibilita o avanço do país. Aos 16 anos, seu primogênito assume o trono, termina com a escravidão. Refaz o caminho onde o pai e a mãe, autora das cartas, e o seu amante haviam parado.
A história gira em torno de Carolina Matilde, jovem britânica que se casa com o insano rei Christiano VII, e se torna a rainha da Dinamarca. Quando Johann Struensee, um intelectual alemão, se torna médico da corte, Christiano faz dele seu confidente e ministro-chefe. Carolina também começa a se aproximar de Struensee. Os dois começam um romance. Corajosos e idealistas, arriscam tudo para propor reformas que interferem na liberdade do povo e com isso mudam uma nãção.
Uma história repleta de paixão e política!
O amante da Rainha – dados técnicos do filme
Gênero: Drama, História, Romance
- Título: En Kongelig Affære (Original)
- Ano de produção: 2012
- Direção: Nikolaj Arcel
- Estreia: 29 de Março de 2012 (Mundial)
- Duração: 137 minutos
- Classificação: 16 anos (não recomendado para menores de 16 anos)
- Países de Origem: Dinamarca, República Checa, Suécia
Prêmios recebidos
Melhor roteiro e melhor ator no Festival de Berlim
Indicado ao Golden Globes e Oscar 2013.