Entre ou
Cadastre-se

2004 – Exposição Coletiva SALVADOR DALÍ – Consulado da Espanha – Porto Alegre

A exposição para homenagear o artista pintor espanhol Salvador Dalí recebeu muitos artistas plásticos de Porto Alegre.

Eu recém terminara o mestrado no PROPAR/UFRGS. Na disciplina Collage, ministrada pelo professor Arq. Fernando Fuão me dei conta que eu fazia colagens sem saber de seu valor há muitos anos.

Meu pós-graduação em Arteterapia me capacitava. Agora eu sabia a importância da imagem criada anteriormente. Senti desconforto ao observá-la novamente. Foi importante obter insight no processo projetivo: você escolhe a imagem, recorta, compõe e cola. Expressa seu interior, traz seu inconsciente através dela. A imagem expressou “eu – mãe”.

QUEM FOI O PINTOR ESPANHOL SURREALISTA

Salvador Dalí

Salvador Felipe Jacinto Dalí i Domènech, 1º Marquês de Dalí de Púbol (Figueres, 11 de maio de 1904 — Figueres, 23 de janeiro de 1989) foi um importante pintor espanhol, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos mestres do classicismo. O seu trabalho mais conhecido, A Persistência da Memória, foi concluído em 1931. Salvador Dalí teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura e fotografia. Colaborou com a Walt Disney no curta de animação Destino, que foi lançado postumamente em 2003 e, ao lado de Alfred Hitchcock, no filme Spellbound. Também foi autor de poemas dentro da mesma linha surrealista.

Dalí insistiu em sua “linhagem judaica e árabe”, alegando que os seus antepassados eram descendentes de mouros que ocuparam o sul da Espanha por quase 800 anos (711 a 1492), e atribui a isso o seu amor de tudo o que é excessivo e dourado, sua paixão pelo luxo e seu amor oriental por roupas. Tinha uma reconhecida tendência a atitudes e realizações extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte, ao mesmo tempo que incomodava os seus críticos, já que sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho artístico.

Saiba mais sobre Salvador Dalí, clicando aqui.

Gostou? Compartilhe!:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acervo Relacionado