Há anos, o Projeto Autor Presente, possibilita que qualquer escola pública do Estado compre livros do escritor escolhido (movimenta livrarias/editoras). Tudo inicia com a divulgação de um edital. Autores gaúchos que demonstram interesse se cadastram. O autor deve ter livros de literatura com ISBN e desejar de participar, pois a quantidade de documentos e certidões negativas dão certo trabalho. O autor recebe 500,00 reais para ir à Escola conversar com os alunos.

Vejam como a cultura tem valor. Quanto maior o investimento no projeto, maior será a riqueza que será movimentada.

Escritora Escolhida

É o segundo ano que uma escola estadual pública me convida para ir conversar com os alunos. No ano passado foi em Canoas, no Instituto Carlos Chagas.

Neste ano, dia 24 de outubro, irei a Passo Fundo para seguir a Pontão, município pequeno e próximo, conversar com os alunos.

A diretora da Escola Estadual Zumbi dos Palmares enviou imagens dos alunos iniciando estudos sobre meus livros.

Gratidão

É muito bom vê-los trabalhando com os exemplares que a escola adquiriu. Agradeço à Diretora Jucelei Luvisetto dos Santos, pelo seu empenho.

Sou apaixonada por alunos. Penso que tudo o que aprendi, devo repassar. Não há sentido em retermos conhecimento e “levarmos para a cova”, como diria Ina, que trabalhava na nossa casa quando eu era pequena.

Então, preparem as perguntas… iremos conversar bastante.

 

 

A cultura valorizada

Investir na CULTURA é sempre um ato de inteligência e cultura por parte de governos.

Imagens autorizadas

Parte das humanidades, a Literatura nos ensina a compreender passado e presente, e gera riqueza. Com este Projeto, ganha o autor, ganham os alunos, ganha a rede de produção (empregos), editoras movem estoques, livrarias vendem, o Estado movimenta recursos, que geram um tipo de riqueza – a escrita das pessoas é desenvolvida pela sua própria leitura – a da compreensão de textos, em tudo que envolve o estudo do Português. O Estado recebe através de impostos, pagos pelas empresas por movimentarem seus recursos estoques. Os alunos têm mais estímulo para ler e ler é fundamental para ter vocabulário, desenvolver o senso crítico e a linguagem, a comunicação.

Sinto-me feliz por contribuir com o meu trabalho. Neste sábado, comprarei a passagem para ir! Me aguardem!

 

Nota: Imagens autorizadas

_________________________

MARILICE COSTI

Escritora, palestrante, oficineira. Especialista em Arteterapia, mestre em Arquitetura (UFRGS), criadora e editora da revista O Cuidador. É Prêmio Açorianos 2006 em poesia, tem muitos livros publicados. Dirige SANA ARTE.

www.marilicecosti.com.br

Gostou? Compartilhe!:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acervo Relacionado