Ariano Suassuna descreve exatamente como sinto meu trabalho e como me senti com os alunos da Escola Estadual de Ensino Zumbi dos Palmares, de Pontão, aproximadamente 40 km de Passo Fundo/RS, ao participar do projeto “Autor Presente” do Instituto Estadual do Livro: Arte pra mim não é produto de mercado. Arte pra mim é missão, vocação e festa. 

Foi minha grande festa!

Os alunos escolheram um entre os 6 livros que a escola adquiriu.Trabalharam em sala de aula e fizeram teatro, poesia, escritos, filmes, vídeos… com criatividade, carinho e muita dedicação!

Ganhei uma encenação do livro Ressurgimento, uma análise do mesmo livro tratando do tema depressão, com pesquisa e interpretação, um filme sobre Assédio, um dos contos do livro Tempos frágeis, uma leitura poética e uma releitura do livro A fábula do Cuidador, um trabalho escrito, uma redoma com uma rosa vermelha, buquês com flores, poesias… tantas coisas enriquecidas de vida!

Os alunos apresentaram os temas do livro As palavras e o cuidado: Arteterapia e Literatura e fizeram atividades do livro.

O que a incentivou a escrever este livro? – perguntaram-me. O livro resulta do meu trabalho com criatividade, escrita poética, literatura e oficinas.

Suas questões possibilitaram que eu falasse sobre o meu processo criativo de escrita, de onde tive as ideias para escrever, minha atividade até a publicação, os temas que escolho e o quanto me sensibilizo com temas atuais: idosos, assédio, deficiências físicas, transtornos, a mulher, a criança… o alcoolismo… pois foram assuntos de meus contos da década de 70/80 no livro Tempos frágeis.

Conversamos sobre a importância: da leitura, dos tipos de dicionário e da ampliação de nosso vocabulário. O quanto a leitura enriquece a nossa vida, pois as palavras ficam em nós e, em algum momento, elas serão acionadas na memória e as utilizaremos.

Escrita e ética, fakenews, autorias erradas em textos e imagens nas mídias sociais: o quanto precisamos  construir a verdade na internet! Protejamos o que é a nossa Literatura!

Uma aluna do EJA falou sobre meu “texto picante”. Seu grupo lera meu romance Gatilho nas palavras. Teria eu vivido aquilo? – ela queria saber. Respondi que brincadeiras em correspondências podem também estimular processos criativos, que não devem colocar fora seus escritos, que na maturidade avaliarão melhor, não agora.

Qual o necessário distanciamento para a criação? O que é texto biográfico, sentimentos que colocamos na poesia… o clichê e o inusitado… foram muitos os assuntos que surgiram a partir de seus questionamentos.

O encerramento do evento aconteceu quando um grupo de alunos me entregou um texto impresso. Na capa havia uma rosa vermelha e dois bombons… um carinho só! Propunham um novo fim para meu livro. Edelweiss, a personagem da A fábula do cuidador não se tornaria uma ave, mas uma árvore! Então contei-lhes da revista O Cuidador e o símbolo da árvore desde a primeira edição! As capas e as árvores simbolizando o cuidador em muitas edições.

A equipe de professores da escola – a professora de Literatura – e a Direção foram muito acolhedores e me aguardavam com um chá ou café e um bolo na Sala dos Professores. Solicitaram que eu autografasse alguns dos livros da escola.

Não foi maravilhoso tudo isso? Saber que meus livros ajudaram a construir tanto em pessoas em formação é realizador! Ser escritor e ter este retorno da Escola é muito gratificante!

Muito obrigada a todos.

Viva a Escola Estadual do RS! Viva o IEL pelo projeto Autor Presente!
Pontão/RS, 25/10/2019

__________________________

MARILICE COSTI – Escritora, palestrante, oficineira. Especialista em Arteterapia, Mestre em Arquitetura (UFRGS), criadora e editora da revista O Cuidador, finalista no Prêmio Brasil Criativo/SP, 2014. É Prêmio Açorianos, 2006, em poesia. Veja aqui seus livros

Participe opinando, comunique-se com a autora, deixe Sua Opinião. Comente abaixo.

Gostou? Compartilhe!:

Respostas de 12

  1. Amiga Marilice. Quanta riqueza de informação que precisa mesmo ser compartilhada. Seu legado de ações eh fonte de inspiração para futuras gerações. Parabéns amiga guerreira.

  2. Marilice. Que gostoso poder ler o relato desta tua experiência com estes jovens! Dá esperança e embala o coração. Fiquei pensando nas diferentes emoções que tocaram você neste dia. Parabéns! Mereces. Beijos.

    • Minha querida irmã! A vida é um semear constante! E quando menos esperamos começamos a colheita. Minha emoção foi aflorando no decorrer do relato. Parabéns!
  3. Marilice, és frutífera e original.
    Consigo ver muitos frutos de teu trabalho florescendo por esse mundo. Mas tudo isso acontece por que teu coração é grande demais. Muita admiração!

  4. Artista da palavra e dos sentimentos, Marilice merece a atenção dos seus leitores. Parabéns pelo merecido reconhecimento. Abraço.

  5. Que beleza! Fiquei realmente emocionado. Deve ter sido um momento e tanto para você.
    Mas é isto mesmo. Esta tua produção literária mais o trabalho com a revista O Cuidador tinham que render bons frutos. Meus parabéns!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acervo Relacionado