As Capas da Revista O Cuidador
A revista O Cuidador – Orgulho de Ser desde 2008 – deu voz a quem não têm voz. Cuidadores na família, na escola, no posto de saúde, nas empresas e nas áreas públicas, no terceiro setor, aos amigos e
muitos invisíveis revelaram seu cuidado.
Marilice Costi, CEO e editora-chefe, se fez muito presente. Com muita delicadeza, acolheu dores através de escritas e reforçou valores.
Cada uma das capas contém sua história, algumas foram processos de autocuidado. Muitas vezes o que ocorria em sua vida se entrelaçava com o conteúdo vindo da comunidade. Criar metáforas para as capas era seu bálsamo.
Imagens falam, fazem pensar e penetrar no reino do cuidado: Quem cuida de nós? E ao olharmos no espelho: cadê o meu autocuidado?
A editora se entristece ao contar que, em 2015, devido à crise econômica acelerada no país, teve que suspender a produção da revista. Entrou em luto. O seu projeto de vida, e agora? O que fazer com uma enciclopédia do cuidado a lhe olhar? Reuniu amigos e apoiadores em um crowdfunding e arrecadou o suficiente para colocá-la online. Ao final de 2015, SANA ARTE abrigou as 40 edições na Biblioteca Virtual O Cuidador, que hoje se encontram em pdf no seu site.
Marilice Costi, que atua em cuidados através da arte e da escrita, nos instiga. Quer mudar paradigmas de invisibilidade de quem carrega a responsabilidade e a exaustão ao cuidar. E agora?
Escreveu então o seu oitavo livro: A fábula do cuidador, que vem para nos ensinar a compreender o autocuidado e nossas relações de afeto; e inaugurou CUIDAQUI.com – a plataforma para quem
cuida de alguém ou necessita cuidados, que por diversos motivos teve que encerrar.
Sempre atenta – como há duas décadas antes, no que passou a ser preocupação dos governos – persiste em sua arte, em sua literatura e em sua arteterapia, sempre intimamente ligadas.
Polivalente e multisciente, Marilice Costi sabe muito sobre o que faz e muito se dedica como artista e cidadã no cuidado com o ser humano. Em 2021, recebeu Prêmio Trajetórias Culturais/RS.
Felizmente, não conseguirá parar. Esta foi a sua primeira exposição individual.
Data: 24/11/2016 – Abertura
Local: CCCEV – Porto Alegre/RS
Promoção: Cuidaqui.com – Sana Arte
Apoio: Estado do RS – Grupo CEEE – Centro Cultural Erico Veríssimo (CCCEV)
Local: CCCEV – Centro Histórico de Porto Alegre/RS