As Capas da Revista O Cuidador

Desde 2008, a revista O Cuidador – Orgulho de Ser deu voz a quem muitas vezes permanece invisível: os cuidadores familiares, profissionais, educadores, agentes de saúde, trabalhadores do terceiro setor e tantos outros que exercem o cuidado em diferentes espaços da sociedade.

🧩 Capas que contam histórias

Ao longo de suas 40 edições, todas as capas da revista foram criadas por Marilice Costi, artista visual, escritora e editora-chefe da revista. Cada imagem foi concebida como uma metáfora visual, refletindo dores, afetos, vivências e também processos de autocuidado. Muitas vezes, o que acontecia em sua própria vida se entrelaçava com os relatos vindos da comunidade, transformando a criação das capas em um verdadeiro bálsamo.

“Imagens falam, fazem pensar e penetrar no reino do cuidado: quem cuida de nós? E ao olharmos no espelho: cadê o meu autocuidado?”

📚 Uma enciclopédia do cuidado

Em 2015, diante da crise econômica no país, a produção da revista foi suspensa. Marilice entrou em luto — seu projeto de vida parecia ter chegado ao fim. Mas com apoio de amigos e um financiamento coletivo, conseguiu colocar todas as edições online. Assim nasceu a Biblioteca Virtual O Cuidador, abrigada pela plataforma Sana Arte, onde os PDFs das 40 edições ficaram disponíveis gratuitamente. Atualmente, todas as edições podem ser adquiridas em pdf na loja neste site.

🖼️ A primeira exposição individual

Em 24 de novembro de 2016, a exposição “Imagens que Cuidam”, no CCCEV – Centro Cultural Erico Veríssimo, em Porto Alegre/RS apresentou as capas impressas com textos explicativos sobre o processo criativo da artista.

✍️ Persistência e criação

Mesmo com o encerramento da plataforma Cuidaqui.com, Marilice segue atuando com arte, literatura e arteterapia, sempre ligada ao universo do cuidado. Em 2021, recebeu o Prêmio Trajetórias Culturais/RS, reconhecimento por sua dedicação como artista e cidadã.

Seu oitavo livro, “A Fábula do Cuidador”, convida à reflexão sobre o autocuidado e as relações de afeto — um chamado para mudar os paradigmas da invisibilidade de quem cuida, precedeu As palavras e o cuidado – arteterapia e literatura. Neste livro, ela relata sua experiência na criatividade, no papel das oficinas de poesia e no valor da palavra simbólica na Arteterapia.

Promoção: Cuidaqui.com, Sana Arte

Apoio: Estado do RS, Grupo CEEE e CCCEV

Gostou? Compartilhe!:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acervo Relacionado